sábado, 25 de janeiro de 2014


Teoria da Extinção

Estima-se que, para cada milhão ou mais de seres humanos, sete espécies de animais são extintos. Você sabe o que "extintos" significa? Isso significa que eles sumiram, para sempre. Os sobreviventes finais de uma corrida pela vida, sobreviveram e agora desaparecem. Para nunca mais voltar, nunca. Quando uma espécie se extingue, o ecossistema leva um golpe.

Por exemplo, um ecossistema com dois herbívoros, um carnívoro, três tipos diferentes de plantas e um decompositor são colocados em uma área pequena. Vamos dizer agora que, devido a alguma força desconhecida, um desses herbívoros é extinto. Os carnívoros terão menos coisa para comer, obviamente. E as plantas crescerão mais sem ter quem as consumir. Assim, os carnívoros, com pouca comida, isso faz com que seu grupo caia significativamente. Os decompositores tem menos materiais para decompor.

Depois de alguns anos, os herbívoros morrem. Os carnívoros morrem de fome e os decompositores também perecem. Eventualmente, quando tudo chega ao limite, cruzam-se raças e então ervas daninhas e outros parasitas assumem e as outras espécies morrem, criando erosões no solo, e o local torna-se estéril. A morte do herbívoro 2 eventualmente causa a desconstrução do ecossistema. Sim, isso leva muito tempo, anos, talvez até décadas, mas eventualmente, a desconstrução vai acontecer. A minha teoria se baseia em acontecimentos de muito tempo atrás, antes da primeira grande extinção.

Os grandes répteis (conhecidos como dinossauros) percorriam os continentes livremente. Todos eles foram colocados juntos, em uma inimaginavelmente grande massa de terra conhecida como Pangéia. Os oceanos se reuniam em torno dela, prendendo outros animais. No entanto, uma coisa faltava nesse ecossistema florescente e maciço: senciência. Com base em registros fósseis e vários estudos científicos , a maioria dessas espécies não tinham conhecimento de sua própria existência, e o único conhecimento que eles possuíam era sobre o que precisavam para sobreviver.

A falta de conhecimento muitas vezes produz resultados ruins, como aconteceu antes. Você já viu um daqueles filmes de Hollywood com dinossauros de efeitos especiais? Os carnívoros gigantes, como o Tiranossauro Rex deveriam ser temidos, assim como eles tinham uma fome insaciável por carne e não tinha limites sobre o que eles matavam. Eles comiam tudo e qualquer coisa, herbívoros, carnívoros e geralmente, sua própria espécie.

A superalimentação de uma determinada espécie pode levar a coisas muito, muito ruins. Isso significa que outros carnívoros, muitas vezes vão consumir coisas que são muito difíceis de se restabelecer. Isto leva a certas "desadaptações" de carnívoros, menores extinções, assim que a quantidade de alimentos que os herbívoros usavam como alimento básico diminuía. À medida que estes crescem, a vida vegetal reduz. Os carnívoros maiores têm dificuldade em mover através da vida vegetal e fica cada vez mais difícil pegar as coisas. Eles comem alimentos, mas os herbívoros comem plantas.

Enquanto a vida vegetal desaparece, a erosão, a movimentação de terra através do vento, da fauna e dos meios de outra forma contundente castigam a terra. Sem grandes raízes para manter essas plantas no lugar, o processo é acelerado. Nós sabemos que em algum momento, cerca de 2 milhões de anos, os continentes começaram a rachar. É teorizado que isso foi causado pela atração gravitacional, ou o movimento das placas tectônicas, mas recentemente eu li um artigo que tem uma teoria completamente diferente.

O mundo estava morrendo.

Devido à quantidade extrema de espécies se extinguindo de uma vez, todo o "ecossistema" do mundo estava entrando em um estado preocupante. O planeta estava perdendo seu vigor, sua força. Eu ainda não sei que tipo de força desconhecida poderia ter feito isso, mas eu acredito que algo tentou corrigir isso. Então, o mundo foi colocado para dormir. Os continentes se separaram, e uma era conhecida como a "Idade do Gelo" começou, causando a extinção em massa dos grandes répteis conhecidos como os dinossauros. E então surgiu a nova classificação: mamíferos, adaptados para o gelo com incubação interna e pelos grossos para mantê-los a salvo do congelamento.

A evolução seguiu seu curso. Os mamíferos tornaram-se mais inteligentes para se afastarem do frio e se adaptarem quando a era do gelo tivesse acabado. E quando a necessidade de evolução não girava em torno da sobrevivência, ela se virou para a necessidade de conhecimento. A primeira das ciências humanas ancestrais começaram a nascer na terra, ainda tão tola quanto os seus homólogos de primatas, mas já tinham uma necessidade básica em pensar. Assim a mente da humanidade evoluiu. A invenção do fogo e ferramentas para caça foi apenas o início de nosso interesse pela senciência.

O resto é, como se costuma dizer, apenas história. A agricultura, criação de animais, a roda e, eventualmente, a energia elétrica e agora, a inteligência artificial. A inteligência nos trouxe uma recompensa de vida, uma recompensa de prazer em conhecer. Se você tivesse que voltar no tempo com a tecnologia de hoje, eles não iriam dar os créditos à você, mas sim à um deus.

Mas é claro, o poder tem as suas desvantagens. Duas guerras mundiais ocorreram apenas no século passado. As armas nucleares estão sendo estocadas, esperando para serem lançadas em algum condado desconhecido. E o mais importante, a poluição feita por combustíveis fósseis (que, ironicamente, foram criados pelos grandes animais que causaram a primeira grande extinção) rasgam a camada de ozônio, trazendo os raios solares mortais para o nosso mundo.

Voltando ao ponto inicial. As espécies estão sendo extintas a uma taxa alarmante e a nossa, a espécie humana, continua a crescer. As florestas estão sendo derrubadas, removendo nossa habilidade de criar oxigênio. E as nossas temperaturas médias aumentam, ainda que levemente, a cada ano (Isso é um fato comprovado). E se, por exemplo, houver algum tipo de sistema de defesa planetária, construído em algum lugar lá no fundo do planeta?

Quando o mundo começar a se tornar inabitável, o sistema vai se ativar para remover a ameaça, na tentativa de salvar o mundo. As calotas polares estão derretendo, aumentando o nível de água, ainda que lentamente. E se um dia os grandes oceanos subirem para destruir a nova ameaça para o mundo? Para limpar as águas e se reconstruir novamente, milhões de anos depois?

E se dessa vez, nós formos a ameaça?
fonte:http://creepypasta.wikia.com/wiki/Extinction_Theory