terça-feira, 27 de agosto de 2013

O Cinema (The Theather)



Você já ouviu falar em um jogo antigo de PC chamado "O Cinema"? Exatamente, eu acho que não. Provavelmente porque muitas pessoas dizem que ele nem sequer existe. Olhe só, "O Cinema" é um antigo jogo de computador lançado na mesma época que o Doom. Hoje, se você encontrá-lo, ele só está disponível em CD-ROMs de baixa qualidade, que geralmente nem contém o jogo de verdade. Dizem que as cópias reais legítimas foram lançadas há tempos, tinha uma capa em branco com nada, apenas com o que tem sido chamado de "O Bilheteiro". Ele é simplesmente mal desenhado, um homem branco pixelizado e careca com grandes lábios vermelhos, vestindo um colete vermelho em cima de uma camisa branca e calças pretas. Ele é completamente sem emoção, embora alguns dizem que se você quebrar o disco, na próxima vez que você o olhar, o seu rosto vai estar coberto de raiva, mas isso é descartado apenas como um mito. O que é peculiar sobre "O Cinema", é que não existe nenhum nome de desenvolvedor na capa do jogo, e nenhuma descrição do jogo na parte de trás da capa. É simplesmente "O Bilheteiro" em uma capa branca nos dois lados.

Inicialmente o jogo foi conhecido por sua incapacidade de se instalar corretamente. O processo de instalação imediatamente trava o computador quando o usuário chega no contrato de licença. Outra coisa estranha sobre o contrato de licenciamento para "O Cinema" é que onde deveria aparecer o nome do estúdio desenvolvedor do jogo, aparece um texto, o texto é simplesmente uma linha em branco. De qualquer forma, a maioria das pessoas que afirmavam possuir um dos CDs originais, dizem que eles descobriram como instalar o jogo, basta reiniciar o seu computador quando abrir o contrato de licença com o disco ainda dentro do pc. Em seguida, será solicitado pressionar "CONCORDO" na tela de início. Em seguida, eles continuam com a instalação. O jogo começa em seguida, sem qualquer introdução, além de um menu principal que é simplesmente a imagem do exterior de um cinema em uma rua vazia da cidade. O título enfraquece e depois aparecem os três botões do menu: "NOVO JOGO, CARREGAR, OPÇÕES". Selecionando "OPÇÕES" imediatamente o jogo trava e volta para o desktop. "CARREGAR" não funciona de forma alguma. Mesmo se você tiver um jogo salvo, nada acontece quando você o aperta. Assim, "NOVO JOGO" é única opção do menu que funciona.

Uma vez que é selecionado, você está na visão em primeira pessoa. Você está em pé em um saguão vazio de cinema, com a exceção do "Bilheteiro" na frente de um corredor escuro, que só pode se supor que leva para as salas dos filmes. Não há nada a fazer a não ser olhar para os cartazes de filmes mal desenhados e em sua maioria ilegíveis ou falar com o "Bilheteiro". Uma vez que o jogador se move pra perto do "Bilheteiro" um clipe de som de qualidade baixíssima começa dizendo "OBRIGADO, POR FAVOR APRECIE O FILME" junto com um speechbox dizendo a mesma coisa. Você, então, entra no corredor e a tela fica preta e você está de volta para o saguão vazio e você faz exatamente a mesma coisa de novo e de novo e de novo.


Embora isso possa soar como um jogo horrível, uma série de coisas peculiares ocorrem conforme você continua jogando. O número de vezes que você tem que continuar na sala depois de dar o seu bilhete para o "Bilheteiro" antes de dos acontecimentos estranhos acontecerem é desconhecido. A maioria dos jogadores afirmam que é completamente ateatório e pode levar a qualquer lugar, da primeira parte do jogo até a quadringentésima. O que acontece, porém, pertubou profundamente alguns jogadores.




A primeira ocorrência é quando o jogador volta depois de andar no corredor. Desta vez, eles irão notar que o "Bilheteiro" está completamente ausente. O jogador, então, sem outras opções, decide andar para o corredor escuro. O clipe de som e a caixa de texto mencionada anteriormente continuam normalmente, mesmo com a ausência do "Bilheteiro", mas quando o jogador entra nos corredores, a tela não desaparece. Vai ficando mais escuro conforme eles andam mais no corredor, mas o som dos passos do jogador continua tocando conforme eles continuem apertando a tecla "pra cima" do teclado. Aqueles que afirmaram ter jogado o jogo original disseram ter se sentido extremamente desconfortável andando pelo corredor, esperando o tempo todo que algo ruim iria acontecer. Bem, finalmente o jogador é incapaz de se mover para a frente. Não há nada por alguns momentos antes de um personagem estranho que é descrito como "O Bilheteiro, mas com um redemoinho no rosto" aparece e fica diante do jogador. Os jogadores dizem que seus corpos imediatamente ficaram gelados e com um frio na barriga quando viram o personagem (que foi apropriamente chamado de "O Homem com Cabeça de Redemoinho"). Nada acontece enquanto "O Homem com Cabeça de Redemoinho" está diante deles. De repente, um grito cortante pode ser ouvido, equanto isso o jogo começa a dar muitos erros. Isso dura alguns minutos, com o barulho contínuo. Em seguida, o jogador é abruptamente teleportado ao saguão com todos sons e gráficos sendo como deveriam ser.




O jogo continua normalmente nos próximos "ciclos" de entrar no corredor, e alguns jogadores do jogo original alegam que "O Homem com Cabeça de Redemoinho" momentaneamente aparece e desaparece no canto da tela, com um efeito de som parecido com um ganido. Então, em alguns momentos após encontrar "O Homem com Cabeça de Redemoinho", o jogador vê "O Bilheteiro" se mover para frente e para trás (embora não há animação - os membros do personagem estão completamente estáticos, então ele apenas pula para cima e para baixo) com os olhos arregalados e com a boca aberta para simular uma expressão facial de preocupação. Alguns jogadores notaram que os cartazes dos filmes tinham sido substituídos com imaggens do "Homem com Cabeça de Redemoinho", que faz com que imediatamente virassem a cabeça do seu personagem longe dos cartazes e se aproximarem do "Bilheteiro". Em outro caso, é reproduzido um som de baixa qualidade, mas a speechbox não contém nada além de caracteres corrompidos. Devido à qualidade extremamente baixa do som, é debatido pelos jogadores que o "Bilheteiro" diz neste momento, embora seja amplamente aceito que ele diz "NUNCA ALCANCEM OS OUTROS NÍVEIS". Em seguida, a tela desaparece mais uma vez e retorna o jogador de volta ao ponto de partida no saguão, mas o "Bilheteiro" está desaparecido e o corredor está bloqueado por uma grande parede de tijolos. Tocar a parede de tijolos fará imediatamente travar o jogo. E fim, isso é tudo. Ninguém sabe o que são "Os Outros Níveis" e como ter acesso a eles, nem se sabe porque o "Homem com Cabeça de Redemoinho" provoca tanto medo em quem o viu no jogo. Todos os exemplares originais de "O Cinema", foram perdidos ou destruídos. Mas a parte mais apavorante é o fato que todos os jogadores alegam que ocasionalmente enxergam um breve vislumbre do "Homem com Cabeça de Redemoinho" no canto dos seus olhos...

O jogo em questão chama-se “The Theatre” (com o “r” antes do “e”) e foi desenvolvido por uma empresa chamada Salida Software. Tenho certeza de que é uma empresa inglesa, mesmo com o nome espanhol. Até onde eu sei, o software para The Theatre provavelmente foi feito para ser um jogo de entretenimento. O jogo, obviamente, nunca foi terminado, provavelmente por falta de financiamento ou pelo fato da empresa ter ido abaixo. É um jogo em primeira pessoa, com sprites planas em um ambiente 3D. O bilheteiro tem um corpo ovalado e uma de suas mãos é enorme e disforme. A descrição do Homem com cabeeça de Redemoinho também é precisa, apenas uma versão bugada do bilheteiro. Seu rosto é um redemoinho, e é vermelho pois seus lábios são gigantes. O jogo funciona exatamente como o indicado na história. Mas, de fato, acho que o autor apenas fez o download de algum lugar e resolveu fazer uma história assustadora de suas experiências. Admito que algumas coisas ali podem ser perturbadoras, mas nada de ai meu deus, vou borrar as calças. Como eu disse, o jogo não foi finalizado e é cheio de bugs.

Acho que a ideia é selecionar um filme de acordo com os pôsteres na parede, entrar no cinema e jogar um minigame. Os minigames são bugados, e é quase impossível de jogar, mas não há limite de tempo em nenhum deles, portanto, você deve jogá-los até ter feito algo bom o bastante para ser autorizado a entrar. O que acontece na história é o que acontece se você não escolhe um filme: você terá a oportunidade de entrar no cinema, mas já que o parâmetro no qual o jogo deve se basear para carregar não foi definido, você apenas é jogado de volta à entrada. É aqui que as coisas começam a ficar estranhas. Se você insiste em entrar no cinema sem ter escolhido um filme, coisas assustadoras vão acontecer. Não estou certo, mas tenho um palpite de que há um bug nos minigames que os faz chegar em valores que não foram feitos para chegar, resultando em coisas que aparecem onde não deveriam. Algumas das coisas de que me lembro:
Swirly Head Man aparece.
Pôsteres aparecem fora de seus quadros.
Texturas mudam de cor.
O áudio começa a ficar perturbador.
Surgem outros personagens e outras áreas.

Os últimos dois são os mais interessantes. Algumas vezes você vai aparecer em um quartinho com chão preto e paredes verdes, que fazem o jogo falhar se tocadas. Outras vezes você aparecerá em um lugar similar à entrada, com um estande de admissão. Há uma mulher atrás do balcão com uma máquina de pipoca e refrigerantes muito mal-desenhada, mas é tudo uma imagem na parede. É basicamente um estande de admissão enorme e amarelo desenhado na parede. Eu não me lembro se é possível interagir com a mulher. O único personagem que aparece para falar algo é um cara com uma jaqueta marrom, na calçada de fora da entrada. Não lembro se a história o menciona, mas à esquerda de onde começa a parede de pôsteres, há portas de vidro alinhadas, com vista para a rua em frente do cinema. Se você falha nos minigames o suficiente, um cara vestindo uma jaqueta estranha e com um sorriso enorme no rosto aparece do outro lado das portas, olhando para você. Quando digo um sorriso enorme, estou dizendo algo como Freaky Fred ou Brushel Spark . Na verdade, como ele tem o corpo com a mesma forma do bilheteiro, ele é muito parecido com o Prefeito de “O estranho mundo de Jack”. Seu sorriso não é tão assustador, o que perturba mesmo são seus olhos. Enquanto o bilheteiro e outros sprites vão sempre enfrenta-lo, o cara sorrindo está parado, como se fosse uma das paredes. Seus olhos, no entanto, estão sempre olhando diretamente para você. Pode não haver nada abertamente assustador ou sobrenatural no jogo, mas devo admitir que isso realmente assusta. Esse é “The Theatre”. Se você encontra-lo em algum lugar, recomendo fazer o download só para ver como é. Como dito na história, fazer a coisa funcionar é, no mínimo, difícil. Acho que alguém pegou todos os códigos e recursos, compilou e acrescentou seu próprio instalador. Não há nada de paranormal com a instalação, ela somente não funciona muito bem.